Respeito aos mais velhos

Verso do Grande Mestre Nissen Shounin nº 33
14/10/2020

Arigatougozaimassu

No Budismo Primordial é nos ensinado que tudo tem vida, portanto tudo deve ser respeitado.

Em relação às pessoas, animais e plantas a percepção de que são vivos é fácil. Mas, vamos supor um simples copo, uma mesa que se encontra na sala ou mesmo uma rocha qualquer que se encontra nas montanhas, quase ninguém acredita que tem vida. Mas tem! Assim sendo, tudo deve ser tratado devidamente.

Independentemente de qualquer tipo de circunstância todas as pessoas precisam ser respeitadas.

Antigamente ouvia-se falar “Eu sou mais velho que você, me respeite!” Isso era normal e as pessoas aceitavam naturalmente. Hoje já está bastante diferente. Talvez pelo fato das pessoas terem muitas informações ou simplesmente por terem alguma formação escolar e acadêmica.

Evidentemente que tudo isso é importante, mas não podem ser razões para desrespeitar alguém, muito pelo contrário.

Uma coisa é fato, as pessoas mais velhas sempre terão mais experiência de vida e isso só é adquirido com o passar do tempo, ou seja, com a idade. Isso deve ser considerado, pois a pessoa mais velha, em muitos aspectos, sempre terá mais experiência que o mais novo.

Além disso, todos deixam um grande legado de vida. A interpretação dele vai depender de cada um, mas a reflexão é necessária e é muito importante aprender a utilizar esse legado deixado, para melhorar e aperfeiçoar as nossas atitudes do dia-a-dia. Assim, com certeza estaríamos já construindo um grande legado para deixarmos às outras pessoas.

Sempre haverá pessoas mais novas e mais velhas. Todas merecem o respeito!

Arigatougozaimashita